sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

UM TRIBUTO AO FALECIDO GOVERNADOR ALMIR GABRIEL

Por Joosesan.
Morre o Ex-governador do Pará, Almir Gabriel.
 
 Faleceu nesta terça-feira (19), em  Belém o Dr e ex-governador Almir Gabriel, o cortejo fúnebre ocorreu dia 20 quarta feira saindo de  Belém do Palácio Lauro Sodré em um carro dos Bombeiros seguido por uma carreata de pessoas em veículos que o acompanha na sua ultima despedida com destino a  cidade de Castanhal onde foi sepultado.
O Dr Almir, foi um dos parlamentares mais comprometido com o Estado do Pará, pois nos anos que governou (08 anos), foram anos de crescimento e desenvolvimento do estado. Em sua administração o estado do Pará, desenvolveu o turismo, melhorou as vias de transportes, ajudou no crescimento das industrias, incentivou o crescimento dos municípios do estado.
Se hoje o Pará tem mais pontos turístico, rodovias asfaltadas, pontes, portos, aeroportos e praças de esportes digno de uso, deve-se ao Dr Almir que procurou em seus dois mandatos manter  um crescimento que avaliados aos dias de hoje equivaleria a 30 anos de crescimento, os exemplos são:
- Mangal das Garças, Estação das Docas, Estadio Mangueirão, Aeroporto, Rodovia Belém/Marabá, Castanhal/ Marapanim, Duplicação Da BR 316 Belém/ Castanha, Sta Maria/Salinas, Capanema/Piria e outras.
Após  a gestão do Dr Amir se cada governante fizesse um terço do que ele fez, o Pará estaria hoje bem mais desenvolvido e estruturado, pondendo competir em crescimento com os estados do Ceará, Pernambuco, Bahia, Goias e Tocantis.
Podemos dizer que com sua morte, o estado teve uma grande perda, tanto adminstrativa como politica, pois poucos tem  a liderança e a vontade de fazer o Pará crescer.
Aos leitores, quero deixar bem claro que ao escrever esta matéria, fiz por reconhecer no ex-governador Almir Gabriel uma pessoa que sempre trabalhou para o desenvolvimento do Pará e melhoria do povo paraense,  tanto como Prefeito, Governador e Senador, deixando um legado positivo aos demais políticos que hoje representam o estado, tanto no campo do executivo como do legislativo.

Ex-governador do Pará, Almir Gabriel morre em Belém

Descanse em Paz Dr Almir Gabriel, que seu legado sirva de exemplo ao demais politicos do Pará.


Almir Gabriel
38.º Governador do Pará Pará
Mandato 1 de janeiro de 1995
1 de janeiro de 2003
Antecessor(a) Carlos Santos
Sucessor(a) Simão Jatene
Vida
Nascimento 18 de agosto de 1932
Belém, PA
Falecimento 19 de fevereiro de 2013 (80 anos)
Belém, PA
Partido ARENA, PDS, PMDB, PSDB, PTB(atual)
Profissão Médico

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

CAMARA VOTARÁ PROJETOS SOBRE CRIMES


31/01/2013 - 15h21
Fonte: portal camara 

Projetos sobre crimes e penas estão prontos para a pauta do Plenário

Justiça - Selo Código Penal
Propostas foram elaboradas por uma subcomissão da CCJ que debateu alterações no Código Penal.
O Plenário pode votar neste ano nove projetos de lei que modificam penas hoje previstas na legislação brasileira para diferentes tipos de crime. Em alguns casos, como no homicídio, a sanção é agravada. Em outros, como o furto, a pena é diminuída.
As propostas são o resultado do trabalho da Subcomissão de Crimes e Penas, que faz parte da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Durante vários meses, o grupo ouviu especialistas e discutiu uma reforma pontual no Código Penal (Decreto-Lei 2.848), que é de 1940, e também propôs mudanças na Lei dos Crimes Ambientais (9.605/98) e nos estatutos do Idoso (Lei 10.741/03) e da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), a fim de reequilibrar penas.
“Propomos um ajuste na legislação penal brasileira de forma que ela se torne mais justa. Crimes mais graves devem receber punição mais dura e crimes mais leves, punição proporcional”, explica o relator da subcomissão, deputado Alessandro Molon (PT-RJ).
Crimes contra a vida
Na opinião de Molon, o aspecto mais relevante dos trabalhos é o agravamento das penas dos crimes contra a vida. Um dos projetos (o PL 4893/12) aumenta a pena mínima prevista para os casos de homicídio simples – de seis para oito anos de reclusão. A proposta também inclui os homicídios causados por preconceito de raça, condição socioeconômica ou religião, por exemplo, entre os homicídios qualificados, com pena de reclusão de 12 a 30 anos. Se virar lei, essa pena também passará a valer para os homicídios ligados a atos de improbidade administrativa.
Outro projeto aumenta as penas dos crimes de corrupção. O PL 4895/12 prevê pena de 4 a 15 anos de reclusão para os casos de corrupção qualificada, novo conceito definido pela proposta. Incorre no crime o funcionário que retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofício, pratica-o infringindo dever funcional, viola lei ou normas administrativas; causa elevado prejuízo ao patrimônio público; e desvia valores ou utiliza mal recursos destinados a serviços públicos essenciais, como saúde e educação.
Atualmente, para o funcionário que infringe o dever funcional, o Código Penal estabelece detenção de três meses a um ano ou multa.
Crimes sem violência
Por outro lado, uma das propostas (PL 4894/12) reduz as penas hoje aplicadas aos crimes patrimoniais sem violência. Entre outras medidas, o projeto reduz os limites da pena para o furto simples, que passam a ser reclusão de seis meses a dois anos ou multa. Atualmente, essas penas variam de um a quatro anos e multa.
“É o caso do pequeno furto, daquele furto cometido por uma mãe de família desesperada que furta um saco de farinha e fica um ano presa, enquanto seus filhos passam por toda sorte de desgraça”, exemplifica Alessandro Molon.
A proposta recebeu críticas de leitores da Agência Câmara no dia em que foi aprovada pela subcomissão (12 de dezembro), ainda como anteprojeto de lei. Vários internautas manifestaram-se contrariamente à redução de penas, com o argumento de que punições menos severas favorecem a impunidade e prejudicam as vítimas de crimes.
Reinaldo Ferrigno
Alessandro Molon
Alessandro Molon: "crimes mais graves devem receber punição mais dura; crimes mais leves, punição proporcional".
Para Molon, no entanto, prender alguém que tenha cometido um crime de baixa gravidade estimula a prática de crimes mais graves. “A reforma vai colocar durante mais tempo na prisão quem precisa ser retirado do convívio social, ou seja, quem mata alguém. Por outro lado, vamos retirar da prisão quem pratica um crime sem potencial ofensivo. O objetivo é evitar a superlotação das cadeias, onde hoje o criminoso faz uma pós-graduação no crime.”
Também para o defensor público do estado da Bahia Daniel Nicory do Prado, é melhor a pena rápida e eficiente do que a longa que nunca se aplica. Ele afirma que, ao abrandar determinadas penas, as propostas permitem sua aplicação mais rápida. “Prisão é para os crimes mais relevantes. O importante é responsabilizar o sujeito, mas responsabilizar não significa crucificar, colocar numa cela para sempre”, afirma.
Efetividade do processo
Na avaliação do especialista em direito penal Marcelo Bessa, a majoração de determinadas penas pode até inibir a prática do crime, mas a inibição efetiva passa pela certeza de punição. Para ele, mais do que aumentar penas, é preciso dar maior efetividade aos processos criminais.
“Isso passa pelo reaparelhamento da polícia, por uma investigação policial menos formal, pela garantia ao Ministério Público de poderes para supervisionar o trabalho da polícia e fazer as acusações embasadas em provas e, principalmente, pelo aumento da capacidade do Poder Judiciário de receber e julgar os processos e, aí sim, aplicar uma pena proporcional”, detalha Bessa.
Ele defende ainda investimentos do Estado na criação de novos presídios para encarcerar de forma digna, ainda que severa, os condenados. “O respeito aos direitos do preso é importante até para acabar com as facções criminosas que dominam os presídios.”
Tramitação dos projetos
Os nove projetos, todos de autoria da CCJ, estão prontos para a pauta e podem ser votados diretamente pelo Plenário. A Mesa Diretora da Câmara também poderá distribuir essas propostas para alguma comissão temática, se considerar necessário.
Conheça cada uma das propostas:
  • PL 4893/12 - aumenta penas para crimes contra a vida e a integridade física
  • PL 4894/12 - reduz a punição para crimes como furto e estelionato
  • PL 4895/12 - prevê penalidades mais rigorosas para crimes contra o patrimônio público
  • PL 4896/12 - agrava a pena para sequestro de grávida ou pessoa com deficiência
  • PL 4897/12 - aumenta a pena dos crimes praticados por quadrilha
  • PL 4898/12 - diminui a punição para a falsificação de produtos medicinais
  • PL 4899/12 - dá mais rigor à Lei dos Crimes Ambientais
  • PL 4900/12 - modifica penas para crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente
  • PL 4901/12 - aumenta as punições para os crimes contra idosos
Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Pierre Triboli

Joosesan - comenta
A Camara dos Deputados tem em seu poder vários projetos para serem votados que altera diretamente a vida do cidadão brasileiro, mas precisamente os brasileiros que gostam de andar na contramão da lei.
Estes projetos  se aprovados ira incidir em todas as pessoas que comete algum tipo de crime. Os projetos vão desde o Crime de Integridade Física até  Crimes Ambientais.
Em uma analise rápidas dos projetos, alguns crimes os réus serão bastante  favorecidos, tendo como justificativa que o Brasil não tem penitenciaria em quantidade para alojar os condenados, e isso desafogaria as casas penais.
Se esta moda pegar, provavelmente num futuro próximo, o cidadão que respeita e cumpri  as leis, vai preferir pagar sua segurança e morar nas cidades presídios (condomínios), para não depender do estado.

Como diz Boris Casoy - Isto é uma vergonha.

2013 -TRAMITE DO PROJETO 7521/10


O projeto de lei que cria o Quadro de Oficiais de Apoio -QOA, na Aeronáutica, teve seu primeiro tramite no ano de 2013. Foi encaminhado a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público- CTASP e nomeado o relator o Deputado Bala Rocha - PDT/AC, mais uma vez o deputado vira relator, pois no ano de 2010, quando o projeto foi apresentado na camara, o referido parlamentar também foi o relator. Talvez ele seja um politico preocupado com  a carreira militar ou defensor das politicas de pessoal do Comando Aeronáutica.
Por  Joosesan.

19/12/2012
COORDENAÇÃO DE COMISSÕES PERMANENTES ( CCP )
  • Encaminhada à publicação. Publicação Inicial em avulso e no DCD de 20/12/2012, Letra F.
20/02/2013
Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público ( CTASP )
  • Recebimento pela CTASP.
  • Designado Relator, Dep. Sebastião Bala Rocha (PDT-AP)

sábado, 16 de fevereiro de 2013

ANO 2013 - VEJA A QUEDA DO METEORITO

Por Joosesan.
Os fenômenos estão aparecendo quem acredita no fim do mundo este é um bom assunto.
Primeiro o Papa renuncia, no mesmo dia foi fotografado um raio caindo na torre da igreja de Roma, agora um Meteorito cai na Rússia, sem ser detectado por nenhum astronômo e um  asteróide médio passou perto da terra.
Vários tremores de terra vem acontecendo, enchentes, calor demasiado em alguns países, frio prolongado e outros tipos de fenômenos que estão causando calamidades  no mundo.

O que mais irá acontecer  no ano de 2013?
A humanidade vem destruindo a natureza com a devastação das matas, poluição dos rios e do ar.
A natureza tem que se recompor  e para isso ela causa todos estes tipos de fenômenos.
Enquanto a humanidade não se educar e  começar a respeitar o nosso ecosistema evitando a poluição e a degradação da nossa floresta, todos nós iremos sofrer com as consequências dos nossos atos em não preservar a natureza. 

Meteorito atinge região central da Rússia e deixa quase mil feridos

Em entrevista à 'Rádio Estadão', integrante da Embaixada do Brasil na Rússia relata que não há brasileiros entre os feridos, mas que o clima é de pânico.



 Fonte: o Estadão


Assista o video click com o botão direito do mause.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=90Omh7_I8vI

SANTA CATARINA DESORGANIZADA & CRIME ORGANIZADO

Joosesan.
Quando a ordem no estado enfraquece, a desordem fortalece é tudo inversamente proprocional é uma questão de matemática, mas que se aplica na prática em todos os meios acadêmicos, por mais que faça parte de uma equação, ela é usada naturalmente no dia a dia no meio da nossa sociedade e na natureza. Observe:
- Grande quantidade de ratos. - Pequena quantidade de predadores (cobras ou corujas);
- Grande quantidade de cupins. - Pequena quantidade de predadores (largatixas e lagartos);
- Diminuição da prevenção na saúde das pessoas. - Aumento de pessoas doentes e
- Desorganização do Estado. - Aumento da criminalidade.
Caros leitores, esse processo não é natural e criado pelo homem, quando se enfraquece o estado a criminalidade aumenta. Esse enfraquecimento dar-se pela forma com que os estados aplicam as leis, ou desvirtuam a sua aplicação, essa desvirtuação procede pelo mau uso do cargo ou pelo não cumprimento das normas estabelecidas por aqueles que tem a obrigação de cumprir, formando um conjunto  de situações que enfraquece o poder do estado, como por exemplo.
1. O governante não aplica os recursos corretamente na educação. - Estado com baixo nível educacional;
2- O governante não aplica os recursos corretamente na saúde. - Estado com alto índice de doença; 
3 -O governante não aplica os recursos corretamente na geração de emprego. - Estado com alto índice de desempregado;
3-  O gorvenante não aplica os recursos corretamente na segurança. Estado com alto índece de criminalidade.
Quando as leis não são executadas e as obrigações não cumpridas, o conjunto todo da sociedade sofre. Talves este fator esteja acontecendo nas maiorias dos estados brasileiros e em foco o de Santa Catarina.


Força Nacional chega a Santa Catarina

Fonte o Estadão: Bruno Paes Manso, Enviado especial
FLORIANÓPOLIS - Depois de 15 dias e 100 ataques criminosos a ônibus, bases policiais, carros particulares, entre outros alvos em 30 cidades de Santa Catarina, a Força Nacional de Segurança (FNS) chegou na tarde desta sexta-feira, 15, a Florianópolis para tentar ajudar a diminuir a sensação de insegurança nas ruas e a ação do crime organizado.
Objetivo é ajudar a diminuir sensação de insegurança e a ação do crime organizado - James Tavares/Secom
James Tavares/Secom
Objetivo é ajudar a diminuir sensação de insegurança e a ação do crime organizado
O governo do Estado não quis afirmar o número de agentes enviados pela União. Mas a expectativa é de que os homens da FNS ajudem a dar apoio à transferência para os presídios federais de integrantes do Primeiro Grupo Catarinense (PGC), grupo acusado de comandar os ataques de dentro dos presídios. A ação atingiria detentos localizados em diferentes penitenciárias do Estado, mas principalmente aqueles que se concentram na Penitenciária de Segurança Máxima de São Pedro de Alcântara, onde fica a cúpula da facção.
Segundo fontes do governo estadual, deve ser a maior operação de transferência para presídios federais da história brasileira. Os resultados parciais da operação serão divulgados hoje de manhã pelo governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), e pelo ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo.
Com a chegada do reforço, a expectativa é que a cidade volte à rotina, que acabou sendo alterada por causa dos ataques criminosos. Em Florianópolis, há cerca de dez dias, diminuiu drasticamente a circulação de ônibus nas chamadas "horas escuras", antes do dia amanhecer e depois de escurecer.
Motoristas e cobradores teme ser vítimas de atentados. Para se proteger, muitos estão evitando usar cinto de segurança para não ficar presos em incêndio. Já os cobradores, nos pontos mais arriscados do trajeto, ficam sentados em bancos comuns para não serem identificados. "Conheço gente que se queimou e por isso parei de usar cinto. Além disso, em vez de sair às 23h, que era meu horário, paro de trabalhar às 20h", conta o motorista Valcinei Manuel de Matos, da Viação Biguaçu.
Por causa da diminuição do número de ônibus, os comerciantes estão fechando suas lojas até duas horas mais cedo e abrindo mais tarde. Também diminuiu a quantidade de clientes no comércio e os lojistas estimam que a diminuição de vendas alcançou entre 15% a 30%.A redução de transporte coletivo levou escolas a adiarem o retorno às aulas. Ontem à noite, não houve aulas nas escolas de Florianópolis. "Liberamos os funcionários às 17h30 para que eles pudessem voltar para casa. Para abrir no horário, às 7 horas, vamos buscá-los de moto ou carro. Para piorar, o movimento reduziu em 50%", diz Cristiane dos Santos, que trabalha Açougue Aurino, no Mercado Municipal, um dos principais pontos turísticos da cidade.
[IMG]
Onibus incendiado em SC





quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

ATUAÇÃO DOS MILITARES NA AMAZÔNIA

Por joosesan:
O texto abaixo de Drauzio Varella foi enviado por uma amigo, e como achei de muita importância até porque foi observado por um civil brasileiro, mas que vê nas Forças Armadas uma das instituições mais respeitada do país, mas que os governantes quase não prestigiam seus trabalhos, até porque seus serviços junto a sociedade pouco são divulgado pela mídia jornalistica, pois suas atuações é considerado uma obrigação, e não causa vizibilidade ao governo.
Se citasse todos os trabalhos que as Forças Armadas executam no país principalmente na Amazônia, teria que escrever varias paginas, são tantas que apenas citarei as principais como:
Aeronáutica: Operação aciso -Atende as comunidade nativas ou indiginas com médicos, dentistas e enfermeiros.  Construção de aeroportos - Usa a mão de obra dando emprego e melhorando a vida econômica local.  Aviação -Apoia as comunidades e as outras forças com o transportes em suas Aeronaves.
Exercito - Faz  a segurança das fonteiras, da apoio logístico e social as comunidades locais, além das atividades de saúde e educação.
Marinha - Fiscaliza as fronteira marítima, também dando apoio aos ribeirinhos na saúde e educação.
São tantas as atividades das Forças Armadas no Brasil, pois elas sempre estão atuando nas diversas  situações emergências que ocorrem no nosso país, principalmente nos desastre naturais como enchente desabamento ou contra o narcotráfico nas periferias brasileiras.
Aviões da FAB em apoio na Amazônia

A FORÇA DOS MILITARES NA AMAZÔNIA
Uma visão isenta da ação dos militares na Amazônia.
DRAUZIO VARELLA

Perfilados, os soldados aguardaram em posição de sentido, sob o sol do meio-dia. Eram homens de estatura mediana, pele bronzeada, olhos amendoados, maçãs do rosto salientes e cabelo espetado.
O observador desavisado que lhes analisasse os traços julgaria estar na Ásia.
No microfone, a palavra de ordem do capitão: 'Soldado Souza, etnia tucano'.
Um rapaz da primeira fila deu um passo adiante, resoluto, com o fuzil no ombro, e iniciou a oração do guerreiro da selva, no idioma natal. No fim, o grito de guerra dos pelotões da fronteira:  "SELVA!!!"

O segundo a repetir o texto foi um soldado da etnia desana, seguido de um baniua, um curipaco, um cubeu, um ianomâmi, um tariano e um hupda.

Todos repetiram o ritual do passo à frente e da oração nas línguas de seus povos; em comum, apenas o grito final: "SELVA !!!"

Depois, o pelotão inteiro cantou o hino nacional em português, a plenos pulmões.

Ouvir aquela diversidade de indígenas, característica das 22 etnias que habitam o extremo noroeste da Amazônia brasileira há 2.000 anos, cantando nosso hino no meio da floresta, trouxe à flor da pele sentimentos de brasilidade que eu julgava esquecidos.

Para chegar à Cabeça do Cachorro é preciso ir a Manaus, viajar 1.146 quilômetros Rio Negro acima, até avistar São Gabriel da Cachoeira, a maior cidade indígena do país.

De lá, até as fronteiras com a Colômbia e a Venezuela, pelos rios Uaupés, Tiquié, Içana, Cauaburi e uma infinidade de rios menores, só Deus sabe.
A duração da viagem depende das chuvas, das corredeiras e da época do ano, porque na bacia do Rio Negro o nível das águas pode subir mais de dez metros entre a vazante e o pico da cheia.

É um Brasil perdido no meio das florestas mais preservadas da Amazônia. Não fosse a presença militar, seria uma região entregue à própria sorte. Ou, pior, à sorte alheia.

O Comando dos Pelotões de Fronteira está sediado em São Gabriel. De lá partem as provisões e o apoio logístico para as unidades construídas à beira dos principais rios fronteiriços: Pari-Cachoeira, Iauaretê, Querari, Tunuí-Cachoeira, São Joaquim, Maturacá e Cucuí.

Anteriormente formado por militares de outros estados, os pelotões hoje recrutam soldados nas comunidades das redondezas. Essa opção foi feita por razões profissionais: 'O soldado do sul pode ser mais preparado intelectualmente, mas na selva ninguém se iguala ao indígena'.

Na entrada dos quartéis, uma placa dá idéia do esforço para construí-los naquele ermo: 'Da primeira tábua ao último prego, todo material empregado nessas instalações foi transportado nas asas da FAB'.

Os pelotões atraíram as populações indígenas de cada rio à beira do qual foram instalados: por causa da escola para as crianças e porque em suas imediações circula o bem mais raro da região: salário.

Para os militares e suas famílias, os indígenas conseguem vender algum artesanato, trocar farinha e frutas por gêneros de primeira necessidade, produtos de higiene e peças de vestuário.
No quartel existe possibilidade de acesso à assistência médica, ao dentista, à internet e aos aviões da FAB, em caso de acidente ou doença grave.

Cada pelotão é chefiado por um tenente com menos de 30 anos, obrigado a exercer o papel de comandante militar, prefeito, juiz de paz, delegado, gestor de assistência médico-odontológica,
administrador do programa de inclusão digital e o que mais for necessário assumir nas comunidades das imediações, esquecidas pelas autoridades federais, estaduais e municipais.

Tais serviços, de responsabilidade de ministérios e secretarias locais, são prestados pelas Forças Armadas sem qualquer dotação orçamentária suplementar.

Os quartéis são de um despojamento espartano. As dificuldades de abastecimento, os atrasos dos vôos causados por adversidades climáticas e avarias técnicas e o orçamento minguado das Forças Armadas tornam o dia-a-dia dos que vivem em pleno isolamento um ato de resistência permanente.

Esses militares anônimos, mal pagos, são os únicos responsáveis pela defesa dos limites de uma região conturbada pela proximidade das Farc e pelas rotas do narcotráfico. Não estivessem lá, quem estaria?
"SELVA!!!"

Lema do soldado da Amazônia:
"Senhor, tu que ordenastes ao guerreiro de Selva, sobrepujai todos os vossos oponentes, dai-nos hoje da floresta, a sobriedade para resistir, a paciência para emboscar, a perseverança para sobreviver, a astúcia para dissimular, a fé para resistir e vencer, e daí-nos também senhor a esperança e a certeza do retorno, mas , se, defendendo essa  brasileira Amazônia, tivermos que perecer, oh Deus, que façamos com dignidade e mereçamos a vitória, Selva!!!"

Embarcação que servem de transportes na Amazônia










O PORQUE DA RENUNCIA DO PAPA BENTO


Cidade do Vaticano, 13 fev (EFE)
O papa Bento XVI decidiu renunciar ao pontificado em 17 de dezembro do ano passado, após receber um novo relatório sobre o escândalo do vazamento de documentos oficiais do Vaticano, conhecido como 'Vatileaks', que apontava uma 'forte resistência' na Cúria romana em relação às medidas de transparência exigidas por ele.
A revelação foi feita por um artigo da revista italiana 'Panorama'.
Segundo a revista do grupo Mondadori, propriedade da família Berlusconi, em 17 de dezembro de 2012 Bento XVI recebeu os três cardeais que nomeou para investigar o vazamento de seus documentos pessoais e do Vaticano, que acabaram publicados em um livro de Gianluigi Luzzi e que levaram à prisão do mordomo do papa, Paolo Gabriele.
Os membros dessa comissão são os cardeais espanhol Julián Herranz, de 82 anos; o italiano Salvatore De Giorgi, de 82 anos, e o eslovaco Jozef Tomko, de 88 anos, que interrogaram cerca de trinta pessoas do Vaticano sobre o caso.
Os três apresentaram um amplo relatório com documentação, entrevistas e interrogatórios, que revelaram, de acordo com a revista, uma grande 'resistência na Cúria à mudança e muitos obstáculos às ações pedidas pelo papa para promover a transparência'.
Segundo a publicação, o papa ficou 'muito impressionado' com os relatórios e só teve forças para contar sobre o conteúdo ao seu irmão, Georg.
'Admitiu, talvez pela primeira vez, ter descoberto uma face da Cúria vaticana que jamais tinha imaginado. Antes do Natal começou a pensar seriamente em sua renúncia', afirmou a 'Panorama' no trecho divulgado pela imprensa italiana.

Revista diz que papa decidiu renunciar após ler relatório sobre 'Vatileaks'


  Joosesan - Comenta
Após a renuncia do Papa Bento XVI, o mundo todo ficou agitado pela decisão inesperada do Pontífice. Para a Religião Católica da atualidade, este fato  é inédito, pois a renuncia de um Papa, só aconteceu na idade média nos idos do século 15, quando o Papa Gregório XII deixou o trono da igreja católica. 
Na história, o primeiro Papa a deixar o posto foi  Clemente I (de 88 a 97 d.C.), que renunciou a favor de Evaristo, após ser detido e condenado ao exílio decidiu que os católicos não ficariam sem um guia espiritual.
O último papa que tinha renunciado foi Gregório XII (1406 a 1415), que viveu o chamado Grande Cisma do Ocidente, e foi obrigado a deixar o cargo por ordem do imperador  Sigismundo de Luxemburgo.
O Papa bento XVI, como um bom Alemão, não aceitou a desobediência vivida por seus subordinado e seguidores. Quando de seu pronunciamento em 2011,  para os fieis do mundo todo, deixou claro que não aceitaria divirtuação que vinha acontecendo na igreja, e também não concordava com as novas atitudes que os governantes dos países considerados católicos  vinham colocando e aprovando para a sociedade, como casamento gays, aborto e outros fatores que enfraquece e divide família.
Para o Papa Bento, não só a saúde enfraqueceu o seu papado, mais a degeneração vivida pela igreja, onde vários membros responsável pela doutrina da fé, vem desvirtuando o ensinamento, e praticando atos indecorosos, como pedofilias e outros.
A igreja católica como uma instituição forte e reconhecida pela sua ação entre os povos das nações que acredita no cristianismo e que adora Jesus como filho de Deus o salvador, jamais deixará se abater pela renuncia do papa.
Considero a renuncia apenas como fato histórico, pois logo o vaticano ira nomear um novo Papa,  com mais saúde  e bom tramite politico e visão moderna, pois a humanidade sempre necessitará  dos seus líderes espirituais.