domingo, 12 de janeiro de 2014

ANIVERSÁRIO DE BELÉM 12 JAN 2014 - COMEMORAR O QUE?

Por Joosesan.

Caros leitores e eleitores, hoje 12 de janeiro de 2014, com muita chuva para lavar a desorganização do transito, da limpeza, do alagamento, da segurança e da saúde. Comemora-se o aniversário de fundação de Belém do Grão Pará, uma cidade fundada por Portugueses há 398 anos, estes portugueses aportaram na parte mais alta de Belém, onde funciona o Forte do Castelo. Aquela cidadezinha com ruas estreitas e casarões feitos no estilo neoclássico, Belém  foi crescendo e populacioando dentro de uma conjuntura desestruturada, chegando aos 398 anos de forma desogarnizada e sem planejamento, pois a maioria dos seus bairros Guamá, Jurunas, Condor, Pratinha, Bengui, Terra Firme Cabanagem e Curió Utinga, são bairros que foram tomados e formados por invasão, muitos incentivados por políticos inescrupulosos que usam da pobreza para se promover, não ligando a mínima para melhoria desta população carente, pois não se esforçam em criar ou aprovar  projeto estrutural de saneamento básico junto aos órgãos Municipal ou Estadual.
Luxuoso Teatro da Paz

Os Administradores poucos se ativeram para um planejamento estrutural de crescimento, quando prefeito ou governador assume seu mandato, na maioria seus projetos e metas para Belém, já estão atrasados no mínimo 15 anos.
Por isso todos os prefeitos e governadores que criam projetos de desenvolvimento para Belém, quando chegam a terminar suas obras, elas já estão defasadas e não suprem as necessidades a qual a população precisa.   
Torna-se até  chato, ficarmos falando desse tema, pois para muitos leitores, que não presta atenção na mobilidade de gestão dos prefeitos e governadores, fica parecendo que os redatores e comentarista  apenas querem explorar a negatividade das administrações tanto Municipal como Estadual, mas a realidade é esta, poucos administradores constroem obras para 20 ou trinta anos, na sua maioria são obras imediatitas que tem um único sentido, garantir sua reeleição ou de seus apadrinhados.
Por isso que Belém nos seus 398 nos de existência, sua população tem pouco que comemorar. - Ruas travadas por obras infindáveis, cruzamentos marginalizados, avenidas possuídas por semáforos e faixa de pedestre, saúde em colapso, segurança por proteção divina. Que temos que comemorar? Apenas aqueles cupinchas seguidores e indivíduos incautos que famintos por diversão saem às chuvas pelo pedaço de bolo e um toque de tecno-brega, demonstrando vibrantes e alegres.
365 dias, um ano de mandato.  Deixo meu incentivo ao atual Prefeito,  que prometeu resolver com maestria os piores problemas da sociedade belemense,  que são os três "S" - Saúde, Segurança e Saneamento.  Missão árdua para ser cumprida.
Esta matéria foi baseada na entrevista abaixo publicada no jornal O Liberal pelo atual prefeito Zenaldo Coutinho, o qual tenho um bom apreço.


Palafítas em Icoaracy

Belém começa a eliminar os gargalos

Prefeito cita obras no Entroncamento e aquisição do Porto Dias como soluções
Por: O Liberal
Belém chega aos 398 anos com trânsito estrangulado e agravado pelas obras do BRT; um dos piores índices de saneamento básico do país; falta de leitos nos hospitais; alagamentos e a escalada da violência. Em entrevista exclusiva à repórter Irna Cavalcante, de O LIBERAL, o prefeito Zenaldo Coutinho (PSDB) fala sobre estes problemas, do primeiro ano difícil de gestão e assegura que providências já estão sendo tomadas para amenizar estes gargalos, a exemplo da liberação do tráfego do elevado do Entroncamento e a conclusão do primeiro trecho da obra até o dia 31 deste mês, a licitação das linhas de ônibus e a regularização do transporte alternativo na cidade. 
Coutinho também defende de forma entusiasmada a aquisição do Hospital Porto Dias, por R$ 90 milhões, como uma das principais soluções para urgência e emergência do município e que deve abrir as portas ainda neste primeiro semestre; rechaça a possibilidade de emancipação do distrito de Icoaraci e dá sua opinião sobre a possibilidade de emancipação de Mosqueiro, além de anunciar medidas para garantir uma Belém melhor para quando chegar aos 400 anos. 
Estaçaõ BRT

Elevado do Etrocamento


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui seus comentários.