domingo, 30 de setembro de 2012

O BRT BELEM - COMO FUNCIONARÁ

Joosesan- comenta
Os Ônibus do BRT- Belém, fizera no final de semana uma demonstração ao público, de como ira funcionar o transporte. Se o projeto do BRT for aplicado na integra como em Santa Catarina, e em outros países onde já existe,  deve melhorar uns 80%, o congestionamento da Almirante Barroso, pois não circulará pela aquela avenida, os ônibus e vans que só atrapalham o transito.
Os ônibus do BRT que vão circular na Almirante Barroso e Augusto Montenegro serão articulados e biarticulados, estes últimos equivalentes a três ônibus convencionais, mais se parecendo com o transporte de metrô sobre rodas, terão capacidade para transportar 250 passageiros por viagem. A idéia é que esses coletivos transportem acima de 500 mil passageiros por dia. Os veículos dispõem de ar condicionado, espaço para cadeirantes e deficientes físicos.
Ao todo, o BRT terá 23 estações e três terminais de integração ao longo das avenidas Augusto Montenegro e Almirante Barroso. São nove estações na Almirante Barroso e outras 14 na Augusto Montenegro, além dos terminais de integração em Icoaraci, Entroncamento e São Brás. As paradas serão compostas por duas estruturas metálicas em formato de tubo, revestidas por vidro e com ambiente refrigerado, com capacidade para abrigar até 75 passageiros. As estações possuem escada e rampa acesso de passageiros e catracas, mas não há assentos, já que o tempo de permanência em cada estação deve ser mínimo. 
O BRT Belém vai funcionar com sistema de bilhete único no transporte coletivo de Belém.  O passageiro vai pagar somente uma passagem e terá o período de até duas horas para pegar um ônibus do BRT ou outro coletivo. A tarifa deve ser a mesma cobrada atualmente nos ônibus coletivos da capital paraense.
Composto por um sistema inteligente, o BRT deve ser monitorado por meio de um CCO (Centro de Controle Operacional). O sistema conta com GPS (Global Position System) e radares controladores de velocidade. Esses equipamentos ajudam a monitorar os semáforos e as linhas de tráfego por onde o BRT passar, bem como, os sinais paralelos às essas vias, pois os ônibus do BRT terão preferência nos corredores.
Belém é uma capital, mais ainda tem formato de cidadezinha.  Temos poucos viadutos, apenas uma saída da capital, muitos semáforos de 4 tempos nas principais avenida, poucas passarelas e nenhum túnel de passagens de pedestre. Em Belém nas avenidas e rodovias os retornos são todos irregulares, pois o motorista para retornar localiza-se  do lado esquerdo da via, congestionando a pista de velocidade. Nos retornos de grande fluxo de veículos não existem semáforos, criando um caos para quem dirige.
Belém é bonita mais falta muito para ser considerado uma capital moderna, falta vontade e trabalho dos políticos que governam para concluir as obras da orla,  pontes  que ligam as ilhas do Rio Guamá  e Outeiro Mosqueiro.

Candidatos e eleitores que amam Belém, reflitam pois a nossa Belém esta ficando atrasado em relação às outras capitais do Brasil.
Fonte: CTEBEL

    

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