domingo, 13 de outubro de 2013

CÍRIO DE NAZARÉ 2013 - COMO FOI

Por Joosesan:
O Cortejo do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, na real começou desde o dia 11 out 2013, pois naquele dia foi executado a pelegrinação da Santa, saindo da Basílica as 07:00h da manhã sendo acompanhada por uma multidão de romeiros de carro, bicicleta, moto e até a pé,  chegando as 21:00h, na igreja de Nossa Senhora das Graças em Ananindeua onde ficou em vigília para sair as 06:00h do dia 12 acompanhada por motoqueiros até o distrito de Icoaraci, onde passou para o círio fluvial, sendo seguido por varias embarcações chegando aos cais do porto as 11:00h, e que posterior seguiu até o colégio Gentil, para a noite sair em trasladação até a Catedral da Sé na Cidade Velha, de onde propriamente dito  saiu o Círio que começou às 6h30 deste domingo, 13 outubro, multidões lotaram as ruas de Belém para a romaria do Círio de Nazaré. Foram aproximadamente 2,1 milhões de devotos em procissão acompanhando a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré por 3,6 quilômetros. Pagando promessas, fazendo pedidos ou agradecendo por mais um ano, foi um Círio emocionante, que terminou às 12h30, com meia hora depois do previsto. Após houve a celebração da missa em homenagem a Santa e aos romeiros finalizando o evento as 14:00h com a benção do bispo D. Teodoro Tavares.  
Nsa Sa Nazaré em procissão out/2013

A berlinda que leva a imagem da Catedral do Pará até a Basílica Santuário de Nazaré, foi conduzida por mais de  6.000 promesseiros. Eles ficam distribuídos em cinco estruturas de ferro atreladas à corda (que forma um terço) que puxa a Virgem durante o trajeto. Homens e mulheres agaram-se a corda. É muito sacrificante e desgastante, mas no final é gratificante. É uma energia extasiante, pois precisa de muita disposição e vontade. Essa vontade vem da fé em Deus e do amor por Maria, isso é que todos os romeiros dizem quando lhes são perguntado.  Não tenho palavras para descrever disse um promesseiro que no final  do círio caminhou de joelhos com um pedaço da corda na mão.
O povo em procissão pagando sua promessa

Eu estive lá percorri o percusso todo. Parecia igual aos outros anos. Mas não era, existia uma força ou seja uma energia diferenciada. É isso que faz que cada círio seja diferente. Tirei foto que estou postando, mais é um evento que contagia e emociona o nosso coração, nos cânticos, nas orações, nos fogos, nos aplausos, nos apertos e empurrões nas bondades das pessoas que se postam a dar água ou ajudar aqueles que desmaiam. Aos socorristas, ao povo em união em um só pensamento que é o sentido da Fé. Fé em Deus, em Jesus Cristo e sua mãe nossa senhora de Nazaré. 
A Basílica Santuário de Nazaré -Belém-PA

Obrigado mãe de todos nós, por mais esse dia glorioso para os Paraenses e a todos aqueles que presente ou não, glorificaram o teu nome. Que em 2014 os romeiros  possam em maior números, exaltar bem mais o teu nome.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui seus comentários.