quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

UM CABO PILOTO DE AERONAVE NA FORÇA

Por joosesan.
Com a colaboração Sgt Donizet

O CABO AVIADOR DO EXERCITO E FAB
Caros leitores apaixonados pela Aviação Aérea Brasileira
Esta matéria abaixo foi extraído de um antigo arquivo referente aos pioneiros da aviação civil e militar no Brasil. Pois mostra que a capacidade dos homens é infinita e só depende de oportunidades que lhe são dadas.
Nos idos dos anos de 1930, um Paraense dedicado a aviação, formou-se em piloto, tornando um dos primeiro piloto de aeronaves no Brasil.
Esse piloto Paraense de nome Paulo Cezar de Lima Paranhos, pertencia ao Exercito Brasileiro e sua graduação era de CABO, pois naquele época no inicio da aviação militar no Brasil, não exigia para ser piloto que tivesse a Patente de Oficial, bastava que fosse pessoa inteligente e interessada em pilotar, como acontece até hoje em países desenvolvidos como França, EUA, Holanda e outros.
Esse pioneiro da aviação além  de piloto,  também foi um dos primeiros instrutores de pilotagem na aviação brasileira, pois pertencia a escola de pilotagem e foi prestar serviço como instrutor de voo, nos aeroclubes do Pará e, em seguida, no aeroclube do Piauí.


Apos a criação do Ministério da Aeronáutica, começa para esses pilotos o embaraço administrativo, pois por força de regulamento e não de qualificação, esses pilotos não poderiam na FAB, pertencer ao Corpo de Oficiais daquela Força. Situação que acontece até os dia de hoje. Veja o texto "em agosto de 1941".



Paranhos nasceu em Belém, no Estado do Pará, em 20/03/1917, filho de João Agapito da Silva Paranhos e Amélia Pereira Lima Paranhos.
Entrou para servir no Exército e, como 2o Cabo Piloto, iniciou a instrução de voo, tendo solado na aeronave biplano Muniz-M9, em 14 de junho de 1940, com 11 horas de voo e 70 pousos.


Já formado e promovido a 3o Sargento, foi transferido da 8a Região Militar do Exército, para
o recém-formado Ministério da Aeronáutica, devido à sua especialização como Sargento-Aviador.
Inicialmente, foi prestar serviço como instrutor de voo, nos aeroclubes do Pará e, em seguida, no aeroclube do Piauí, com o objetivo de acelerar a formação de aviadores civis, por causa da 2a Grande Guerra que
assolava o planeta.

Em agosto de 1941, Paranhos começa a concorrer aos voos do CAN e teve o seu requerimento para cursar a escola de oficiais indeferido por ter idade superior à prevista no regulamento. Serviu na Base Aérea do Galeão e, em seguida, foi transferido para a Fábrica de Aeronaves do Galeão e, mais tarde, para a Base Aérea de Santa Cruz.
Retornou ao Galeão, transferido para o 2o Grupo de Transporte, onde solou o C-47 em 31 de dezembro de 1951, em “boas condições de treinamento”.No Esquadrão, trabalhou em todos os setores daquela
Unidade Aérea.


- Esta matéria faz parte do historia da aviação Brasileira,  elaborado por Marco Aurélio de Mattos da INCAER.
Acompanhe o restante da matéria na próxima publicação. 

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